Turismo Sustentável, modalidade que atrai turistas de todo o mundo

Que atualmente existem diversas modalidades turísticas voltadas para os mais diferentes tipos de turistas, disso a gente já sabe. Mas você sabia que, além do turismo de aventura e do ecoturismo, existe também o turismo sustentável, que não necessariamente está diretamente ligado a atividades na natureza? Pois é! Esse tipo de turismo vem crescendo e ganhando muitos adeptos ao redor do mundo. Bora conhecer?

Auckland (foto: https://novazelandiabrasil.com.br/cidades/auckland/)

O que é o Turismo Sustentável?

Um dos termos mais famosos na contemporaneidade é, sem dúvidas, a sustentabilidade, que visa o desenvolvimento e o atendimento às necessidades do presente sem o comprometimento das gerações futuras. E, pensando nisso, é que surgiu o turismo sustentável.

Nessa modalidade, o turista viaja para um destino em que há o investimento em opções de transporte, atrações, e outros pontos com o objetivo de permitir a preservação do meio ambiente; e que investem na preservação e no respeito da cultura local. Desse modo, cidades que investem em opções de transporte alternativo, como ciclovias, ônibus de trânsito rápido; e opções culturais em que há preocupação com questões ambientais, e com a cultura de seu povo são exemplos de destinos do turismo sustentável.

Sendo assim, nessa modalidade, além da otimização do uso do meio ambiente como um impulsionador do turismo; é importante que se pense também nas questões econômicas e socio-culturais, consistindo, assim, no tripé da sustentabilidade como um todo; em que há a minimização dos prejuízos para a economia, para o meio ambiente, e para as pessoas envolvidas nesse tipo de turismo.

Estrada Bonita – Joinville (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)

Onde e como praticá-lo?

Embora alguns dos destinos mais famosos do turismo sustentável estejam no exterior, como Estocolmo, Paris, Auckland e Catalunha, diversas cidades no Brasil já se despontam como excelentes opções dessa modalidade, como Curitiba, Joinville, Pomerode, dentre outras.

Contudo, o turismo sustentável também está resumido a diversas práticas que o próprio turista deve alterar em sua viagem, e não somente ao destino para praticá-lo. Portanto, segue algumas dicas para que você possa começar a praticar essa modalidade em qualquer destino:

  • Utilizar meios de transporte menos poluentes, como bicicletas, transportes coletivos, e até mesmo a pé;
  • Reutilize algumas peças de roupa, pois muitas vezes a mala vai repleta de opções que nem mesmo são utilizadas, e que podem ficar em casa para otimizar espaço;
  • Opte por opções menos abrasivas, deixando de lado algumas opções plásticas e utilizando opções recicláveis;
  • Mude alguns hábitos de hospedagem, de modo a reduzir o número de toalhas e lençóis utilizados no hotel e a quantidade de lixo gerado;
  • Opte por opções digitais, em que não haja necessidade de impressão de documentos para viagem, como os bilhetes de embarque;
  • Compre o que for necessário, evitando gastos e exageros desnecessários.

Além destas, existem diversas outras maneiras de tornar o seu turismo mais sustentável, e contribuir para a preservação do meio ambiente, e para o bem estar cultural e econômico. Mas, não se esqueça: o importante é começar! Boa viagem!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.