Os 10 melhores destinos de verão da região Sul

Os melhores destinos de verão da região Sul nos fazem refletir sobre a ideia de que é possível aproveitar o verão na região sul, não é mesmo? Isso porque, quando falamos sobre verão, o Nordeste nos vem à cabeça, com seu calor típico! Ou ainda, pode-se pensar no Sudeste, com suas praias paradisíacas que ficam bem movimentadas principalmente entre o réveillon e o carnaval. Mas, você sabia que no Sul, além de excelentes destinos de inverno, existem destinos de verão que tiram o fôlego de qualquer visitante?

Isso mesmo! Seja em cidades litorâneas, ou ainda em cidades onde não há mar, o sul é sempre uma boa pedida para quem busca paisagens lindas, povo acolhedor, e muita comida gostosa. Por isso, que tal conhecer os melhores destinos de verão da região Sul e começar a planejar sua viagem?

Os melhores destinos de verão da região Sul

  • Florianópolis

Carinhosamente chamada de Ilha da Magia, Floripa é a cidade ideal para começar essa lista. Com praias tranquilas e outras mais agitadas, que abrangem os mais diversos gostos, essa ilha também se caracteriza pela riqueza cultural, pela grande diversidade de passeios, e pela diversidade culinária, regada a muitos frutos do mar. Por lá, o visitante ainda tem a oportunidade de conhecer pequenos vilarejos dentro da própria ilha, como Santo Antônio de Lisboa, um dos melhores pontos para quem busca descansar curtindo a tranquilidade de uma bela paisagem.

Praia do Santinho Florianópolis SC (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)
  • Foz do Iguaçu

No calor do verão, nada melhor do que água para dar aquela refrescada, não é mesmo? E por falar em água, uma excelente opção é a cidade paranaense de Foz do Iguaçu. Por lá, além do famoso Parque Nacional do Iguaçu, onde as cataratas estão situadas, também é possível visitar outras atrações incríveis, como o Parque das Aves, a Usina de Itaipu, diversos parques temáticos; e dá até para fazer uma viagem internacional para a Argentina ou Paraguai a partir do Marco das 3 Fronteiras. Vai deixar esse destino de fora da sua lista?

Foz do Iguaçu (fonte: https://www.hotelmirantefoz.com.br)
  • Gramado e Canela

Outros dois destinos incríveis que podem ser visitados durante o ano todo são Gramado e Canela, a duplinha sensacional da Serra Gaúcha. Isso porque essas duas cidades se organizam para ter visitantes o ano todo, e durante o verão também são realizados dois dos maiores eventos da região: o Natal Luz em Gramado e o Sonho de Natal em Canela, que trazem à tona a magia do natal. Além disso, há diversos parques, fábricas de chocolates artesanais e atrações para todas as idades. Ah, e não pense que por lá não faz frio no verão! Durante a noite, pode preparar um casaquinho porque o clima dá uma amenizada! Para maiores informações sobre os eventos acima, não deixe de conferir o site Portal Brasil.

Gramado (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Balneário Camboriú

Conhecida por ser a cidade com os maiores arranha-céus do Brasil, Balneário Camboriú também é uma cidade que, além de abrigar praias incríveis, possui parques que garantem boas aventuras. Além disso, por lá o visitante tem a oportunidade de passear tranquilamente pela orla, onde também estão situados os melhores restaurantes e bares da cidade, com muitos frutos do mar.

Balneário Camboriú (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)
  • Curitiba

A capital mais fria do Brasil não é somente um dos melhores destinos de inverno, mas também uma opção imperdível pro verão. Conhecida por ser uma cidade extremamente arborizada, com diferentes tipos de parques, Curitiba é também a cidade que abriga o maior restaurante do Brasil (se você tem um pezinho na Itália e não abre mão de uma boa massa, anota esse nome: Restaurante Madalosso); atrações culturais diversas, como o Museu Oscar Niemeyer e muitas opções de lazer. Que tal dar uma passadinha por lá nesse verão?

Bosque Alemão (foto: http://www.mineirosnaestrada.com.br/bosque-alemao-curitiba/)
  • Caxias do Sul

Outra cidade gaúcha que não pode ficar de fora dessa lista é Caxias do Sul, onde, no verão, é realizada uma das maiores e melhores festas da região: a Festa da Uva, que é realizada a cada 2 anos e conta com diversas atrações. Por lá, além de muito suco de uva, o visitante conhece a fundo a cultura gaúcha, com seu folclore, sua gastronomia típica, e se encanta com o capricho de uma festa que vale a pena ser visitada em todas as suas edições.

O que fazer em Caxias do Sul RS que é repleta de atrações (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Penha

Para quem busca um verão repleto de aventuras, nada melhor do que conhecer Penha, cidade catarinense conhecida por sediar um dos maiores parques de diversão do país: o Beto Carrero World. Só por aí já dá pra imaginar o porquê de ser um dos melhores destinos de verão da região Sul, principalmente se for uma viagem de família, não é mesmo? Mas, é importante lembrar que Penha é também uma cidade litorânea, o que significa que boas opções de praias não irão faltar por lá.

Penha – SC (Foto: https://www.pedradailha.com.br/conheca-as-5-melhores-praias-de-penha/)
  • Ilha do Mel

Já para quem procura tranquilidade, aconchego e paisagens paradisíacas, já pensou em conhecer a Ilha do Mel, no estado do Paraná? Por lá, além de existirem algumas das praias mais bonitas do Brasil, o visitante tem a oportunidade de fazer diversas trilhas em meio à natureza preservada, visto que não há carros ou estradas por lá. Mas, não se preocupe! Bicicletas são liberadas, e táxis náuticos também. Por isso, caso queira fugir da rotina das grandes cidades, não hesite em conhecer um dos destinos mais bonitos do litoral do Paraná.

Ilha do Mel (foto: https://www.melhoresdestinos.com.br/ilha-do-mel-reabertura.html)
  • Cambará do Sul

Outro local onde a adrenalina é garantida é Cambará do Sul, cidade gaúcha conhecida por ser a terra dos cânions, e consequentemente, um excelente destino do turismo de aventura. Por lá, além de muita caminhada, trekking e mountain bike, há parques belíssimos como o Amparados da Serra, onde se situa o cânion mais famoso da região. Além disso, há diversas trilhas com graus de dificuldade variados (há trilhas de até 40 km de extensão!), e que atraem visitantes de todo o mundo. Bora conhecer?

Cambará do Sul (foto: https://hoteisfioreze.com.br/canions-de-cambara-do-sul/)
  • Bombinhas

Essa bela cidade catarinense com certeza não pode ficar de fora dessa lista. Conhecida como a “capital do mergulho ecológico”, Bombinhas é uma cidade rica em natureza e em praias de tirar o fôlego, cercadas por trilhas diversas e parques ecológicos que visam preservar a fauna e a flora da região. Além disso, a cidade também é bastante recomendada devido à vasta diversidade gastronômica que existe por lá, regada a muitos frutos do mar de dar água na boca.

Bombinhas SC (foto fonte http://www.bombinhas.com/praias/)
Bombinhas SC (Foto: http://www.bombinhas.com/praias/)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.