Melhores destinos de inverno do Sudeste brasileiro

Com o início do inverno, surge a famosa dúvida de para onde ir e aproveitar integralmente essa estação do ano tão charmosa e deliciosa de se viver. Seja um destino que permite um maior contato com a natureza; ou simplesmente algum destino com boas opções de vinhos para esquentar o clima frio; ou ainda um lugar extremamente aconchegante onde se possa relaxar perto de uma lareira com a família ou a pessoa que você ama.

E, por falar nesses vários tipos de destinos, a região Sudeste dá um show no que se refere às diferentes opções para atender aos visitantes. Isso porque grande parte dos estados faz parte da gigantesca e belíssima Serra da Mantiqueira, que com suas enormes altitudes, faz com que a maioria das cidades turísticas ideais para curtir o friozinho estejam lá. Mas não pense que é só por isso não!

Destinos de inverno do Sudeste (foto: https://www.maxmilhas.com.br/)

O Sudeste também é uma região que, como todo bom aluno de história se recorda, teve grande importância na colonização e desenvolvimento do nosso país. E, consequentemente, as cidades históricas também são excelentes opções para quem busca um pouco de paz e boas opções gastronômicas no clima mais frio.

Que tal conhecer então alguns dos melhores destinos de inverno do Sudeste brasileiro, e começar a programar seu roteiro?

Melhores destinos de inverno do Sudeste

  • Campos do Jordão – para começar muito bem essa lista, nada melhor do que falar sobre Campos do Jordão. Situada no estado de São Paulo, essa belíssima cidade é inspirada na arquitetura alemã e conta com excelentes opções de parques, passeios, e opções gastronômicas imperdíveis. Por lá, além de fábricas de chocolates artesanais, há também a fábrica da cerveja Baden Baden, que com seu pub, chama a atenção de milhares de visitantes todos os anos. Nada mal, né?
Campos do Jordão (foto: https://magazine.zarpo.com.br/o-que-fazer-em-campos-do-jordao/)
  • Ouro Preto – uma das cidades queridinhas da Estrada Real, além de possuir grande importância histórica. Atualmente, além de contar com diversos museus, e dezenas de igrejas exuberantes banhadas a ouro; a cidade, que é bem fria, tem, em cada uma de suas ladeiras e ruas de pedra, uma opção aconchegante para se tomar um bom vinho, ou apreciar a tradicional culinária mineira. Ah, e caso o visitante queira um pouco de aventura, o Parque Estadual do Itacolomi também está logo ali.
Museu da Inconfidência – Ouro Preto (foto: https://www.cidadeecultura.com/museu-da-inconfidencia-em-ouro-preto/)
  • Petrópolis – a cidade imperial também não pode ficar de fora do seu roteiro. Isso porque, além de ser regada à história do Brasil nos tempos imperiais, possui atrações muito belas e imponentes, além de um clima extremamente gostoso para se fazer compras na famosa Rua Teresa. Ah, e claro, tomar um bom chope ou um bom vinho.
Palácio de Cristal – Petrópolis (foto: https://pt.wikipedia.org/)
  • Venda Nova do Imigrante – uma das mais conhecidas cidades serranas do estado capixaba, Venda Nova do Imigrante é também um daqueles destinos que respira aconchego e paz. Desse modo, caso o visitante esteja buscando uma excelente opção de ecoturismo, saiba que é o destino ideal.
Venda Nova do Imigrante (foto: http://vendanova.es.gov.br/site/pontosturisticos.php)
  • Cunha – outra bela cidade paulista, Cunha ainda não é muito difundida em outros estados, mas já atrai muitos turistas de São Paulo. Conhecida como a cidade das cerâmicas, por lá, o turista tem a oportunidade de conhecer os campos de lavanda, que lembram as novelas retratadas em países europeus. Além disso, opções de ecoturismo não faltam por lá, regadas a cervejas artesanais deliciosas.
Cunha (foto: https://saopaulosemmesmice.com.br/lavandario-cunha-sp/)
  • Monte Verde – um outro destino mineiro que vem ganhando muito destaque, Monte Verde chama a atenção daqueles visitantes que buscam um destino de inverno regado a muita natureza. Isso porque além de opões de trilhas, passeios de quadriciclo e esportes radicais diversos, por lá o viajante tem a oportunidade de passear em um centro, que remete às cidades frias europeias. Ah, mas vá preparado: por lá faz frio. E muito frio.
Monte Verde (foto: https://www.segueviagem.com.br/destaques-blog/o-que-fazer-em-monte-verde-em-minas-gerais/)
  • Teresópolis – a vizinha de Petrópolis também é um excelente destino para aproveitar os dias mais frios; ainda mais se o turista tiver disposição de fazer um bate e volta entre as duas cidades. Além da tradicional feira de artesanato, e do exuberante Dedo de Deus, a cidade abriga o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que chama a atenção de muitos visitantes.
Dedo de Deus – Teresópolis (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teres%C3%B3polis)
  • Domingos Martins – essa bela cidade capixaba colonizada por alemães é um outro destino de inverno que não pode ficar de fora dessa lista. Além de abrigar o Parque Estadual da Pedra Azul, que encanta milhares de visitantes por sua beleza, a natureza estonteante que permeia a cidade também a torna ideal para o agroturismo. Não deixe de conhecer.
Pedra Azul (foto: https://apureguria.com/america-do-sul/brasil/pedra-azul-rota-do-lagarto/)
  • Tiradentes – outra cidade de grande importância para a história de Minas Gerais e do país é também um encanto para seus visitantes. Isso porque, além de ter igrejas belíssimas e um pouco de história em cada uma de suas ruas de pedra; a cidade também possui diversos bares e restaurantes extremamente aconchegantes para esquentar o friozinho típico dessa região. Ah, e de quebra, o visitante pode chegar em Bichinho, um distrito extremamente charmoso de lá, ou conhecer São João del Rei através de um gostoso passeio de Maria Fumaça.
Tiradentes (foto: Luiz César Costa – https://g1.globo.com)
  • Vale do Café Fluminense um dos destinos cariocas repletos de história e de cultura, o Vale do Café é um complexo de várias cidades muito charmosas, e ideais para se passar alguns dias de inverno em meio à natureza. Além disso, nessa região, o visitante poderá se esquentar com um cafezinho nas grandes e antigas fazendas de café que existem por lá. Não deixe de dar uma olhada.
Vale do Café (foto: https://www.portalvaledocafe.com.br/tour_experiencia_produto10.asp)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.