Quais são os melhores destinos de Turismo Gastronômico do Brasil?

Rate this post

Uma das modalidades de turismo que mais cresce no Brasil é o Turismo Gastronômico, em que o viajante tem a oportunidade de conhecer e apreciar a culinária de seu destino. Mas, não pense que essa modalidade é restrita aos restaurantes e bares que existem por lá, pois o turismo gastronômico vai muito além!

Nesse setor, o turista pode conhecer um pouco mais da gastronomia local em feiras ao ar livre, em mercados públicos como o Mercado Ver-O-Peso em Belém; pode participar de festivais gastronômicos diversos, como em Macaé e em Guidoval, além de poder participar desde o processo de fabricação até a degustação do prato em diversas fábricas e fazendas espalhadas por esse Brasilzão.

Mas, uma dúvida muito comum quando se fala nesse tipo de turismo é: Quais são os melhores destinos de turismo gastronômico do Brasil? E é justamente por isso que nós elaboramos essa lista, para te ajudar a montar seu roteiro de viagens da melhor maneira possível!

Turismo Gastronômico (foto: https://br.royalvegascasino.com/blog/turismo-gastronomico/)

Melhores destinos de Turismo Gastronômico no Brasil

  • Região Sul

Para quem se encontra na Região Sul do Brasil, uma das melhores opções é conhecer as cantinas de comida italiana e europeia que existem por lá. Para isso, cantinas das cidades de Gramado e Canela no Rio Grande do Sul; ou de Blumenau e Pomerode em Santa Catarina são excelentes opções para quem busca conhecer um pouco mais da comida italiana e alemã, regada a muita massa, e muita polenta. Mas, para as formiguinhas de plantão, lembre-se de que a Serra Gaúcha é um dos maiores locais de produção de chocolates artesanais de diferentes tipos; então não deixe de conferir.

Mas, vale ressaltar também que, nessa região é onde se encontram as principais vinícolas do Brasil, que se localizam no conhecido Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves; um dos melhores destinos de turismo gastronômico do Brasil. Desse modo, uma outra ideia é juntar o turismo gastronômico com o enoturismo, visitando e conhecendo os processos de produção de vinhos; tornando seu passeio ainda mais inesquecível.

Vale dos Vinhedos (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Região Norte

Para quem busca um pouco de comidas mais diferentes, regadas a muito peixe, muita farinha, e muitos frutos diferentes, a Região Norte é a melhor opção. Isso porque, Manaus, no Amazonas, é uma das melhores cidades para se comer pratos típicos da culinária amazonense, tanto no Centro Histórico, próximo ao Teatro Amazonas; quanto nas feirinhas que existem por lá. Estes pratos, além de contarem com Pirarucu, cupuaçu, tapioca dentre outros ingredientes, ao serem provados em locais mais artesanais, são uma experiência à parte que vale a pena ser vivida.

Já em Belém, na região do Mercado Ver-o-Peso, o visitante tem a oportunidade de provar pratos à base de Mandioca Brava, como o Pato no Tucupi e o Tacacá; além do Arroz com Jambu, que é uma experiência inesquecível por si só (prepare-se para adormecer a língua). E no Acre, uma opção bem legal é conhecer um pouco mais as culinária sírias e libanesa que exercem grande influência sobre os pratos de lá.

Praias de Manaus, belas opções no litoral de água doce Amazônico (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Região Sudeste

Para quem busca uma região em que se encontram comidas de todos os tipos, o Sudeste é o seu destino. Se você está passando por Minas Gerais, não deixe conhecer a Rota do Queijo Canastra, cuja principal cidade é São Roque de Minas, onde se encontram as fábricas desse queijo exclusivo dessa região. Além disso, se você passa pela região de Viçosa, o doce de leite mais premiado do Brasil também vale a pena ser experimentado! Ah, e para quem se encontra em Ouro Preto e Tiradentes, não deixe de aproveitar os chocolates artesanais e um dos principais Festivais Gastronômicos do Brasil que ocorrem por lá.

Para quem se aventura por Búzios e Macaé, no Rio, pratos com muitos frutos do mar são a especialidade da casa; sendo Macaé uma das principais cidades do turismo gastronômico no país. E, seguindo nessa linha, que tal conhecer a Moqueca Capixaba, um dos pratos mais comuns do estado do Espírito Santo?

Mas, para quem aprecia um bom e velho cafezinho, uma excelente opção é a Rota do Café no estado de São Paulo, ou o Vale do Café no estado do Rio de Janeiro, visto que ambos possuem diversas fazendas de época que permitem ao visitante conferir um pouco da história dessa bebida tradicional, e degustar diferentes tipos em meio a belos locais.

São Roque de Minas, a cidade sede do Queijo Canastra (foto: https://turismodeminas.com.br/cidades/sao-roque-de-minas/)
  • Melhores destinos gastronômicos do Brasil – Região Centro-Oeste

Ir a Goiás e não comer um tradicional arroz com pequi, é praticamente não conhecer o estado; assim como deixar de comer o delicioso empadão goiano, que faz muito sucesso por lá. Já para quem se aventura nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, onde também se localiza o Pantanal, os pratos são feitos à base de muito peixe, além de receber influência dos países mais próximos, como Bolívia e Paraguai.

Pantanal (foto: https://ecoa.org.br/estudos-analisam-os-efeitos-dos-agrotoxicos-no-pantanal/)
  • Região Nordeste

Um dos melhores locais do Nordeste para quem busca se aventurar na gastronomia da região é, sem sombra de dúvidas, conhecer o Pelourinho, em Salvador. Por lá, o visitante tem a oportunidade de conhecer os pratos típicos da Bahia, como o apimentado acarajé, que é vendido pelas baianas nas vielas desse bairro incrível e o vatapá. Já para quem vai para a região de Ilhéus, uma das melhores opções é a Rota do Chocolate, cujo nome já indica tudo, não é mesmo?

Mas, nem somente de Bahia se vive o Nordeste! Os outros estados também possuem diversos pratos que devem ser experimentados, como o Baião de Dois, muito comum nas cidades cearenses; e o delicioso bolo de rolo, que é típico das cidades pernambucanas, como Recife e Olinda; além das tradicionais tapiocas.

Pelourinho (fonte: https://www.deville.com.br/)

E aí, já sabe pra onde vai? Não se esqueça de aproveitar ao máximo dos locais onde irá visitar, e de provar todos os pratos que tiver oportunidade! Bom passeio!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.