11 Destinos para fugir do Carnaval

Embora o carnaval seja uma das festas mais aguardadas por grande parte dos brasileiros, a procura por destinos para fugir do carnaval também é algo crescente no Brasil. E é por isso que nesse post, separamos os principais destinos para você que não abre mão de viajar nesse feriado, mas que não curte tanta agitação.

Todos os anos, chegando a época de fevereiro e março, já se tem início as famosas festas de Carnaval. Cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador e Ouro Preto, ficam lotadas de pessoas em busca de folia e muita música. Mas também existem aquelas cidades que ficam menos movimentadas, ótimas para descansar e repor as energias.

11 Destinos para fugir do Carnaval

  • Serras Gerais (Tocantins)

Esse lugar pouco conhecido no interior do Brasil, é literalmente lindo por natureza. O local é marcado por cachoeiras, cânions, piscinas naturais e grandes praias de água doce compondo a maior cadeia de serras do Brasil, sendo um destino adequado também para turismo de aventura e ecoturismo. Vale a pena viajar pelas cidades de Pindorama, Aurora e Rio da Conceição (pertencentes às Serras Gerais).

Aurora do Tocantins (foto: https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-gerais/principais-atrativos/aurora-do-tocantins-/)
  • Ilha de Marajó (Pará)

A ilha é composta por 16 cidades, sendo a maior ilha fluviomarítima (cercada por rio e mar) do mundo. Um destino ideal para se fugir das aceleradas grandes cidades. Na Ilha de Marajó, é possível se deparar com os costumes e culinária paraense, que possui influência indígena, por isso, também é muito comum se achar artes em cerâmica. E para quem se interessa, há a possibilidade de fazer um passeio nas fazendas de búfalo da região.

Ilha de Marajó (foto: https://pt.wikipedia.org)
  • Caraíva (Bahia)

Um pequeno vilarejo próximo a Porto Seguro e Trancoso é sede de lindas praias de águas claras, um local característico por ser povoado por pescadores. Muito calma, Caraíva também vai te surpreender coma a culinária apimentada e com variedades de frutos do mar. É um destino alternativo para as pessoas que desejam sair da folia do Carnaval de Porto Seguro. Vale a pena conhecer!

Caraíva (foto: https://www1.folha.uol.com.br/turismo/2019/01/ponta-do-corumbau-e-ilha-de-calmaria-no-sul-do-litoral-baiano.shtml)
Caraíva (foto: https://www1.folha.uol.com.br/turismo/2019/01/ponta-do-corumbau-e-ilha-de-calmaria-no-sul-do-litoral-baiano.shtml)
  • São Miguel do Gostoso (Rio Grande do Norte)

Então que tal conhecer um pouco da cultura potiguar? Pois bem, essa cidade tranquila de nome curioso possui lindas praias, locais propícios a práticas de esportes aquáticos, e ótimas pousadas. Além disso, há disponibilidade de passeios de buggy, uma atividade comum nos litorais nordestinos, mas que se torna mais belo pelas paisagens de São Miguel do Gostoso.

São Miguel do Gostoso (foto: http://belezasnaturais.com.br/as-fantasticas-belezas-naturais-de-sao-miguel-do-gostoso-no-rn/)
  • Bonito (Mato Grosso do Sul)

A cidade de Bonito, como próprio nome diz, é de uma beleza espetacular. Possui um local chamado Aquário Natural, que está aberto para turistas e oferece a experiência de nado em meio a uma grande biodiversidade aquática, com muitos peixes e uma vasta vegetação subaquática. Nesta cidade também você encontra o Buraco das Araras, com uma grande variedade de espécies de araras que voam pela cidade. Por tanta beleza, decidimos colocá-la entre os 11 destinos para fugir do Carnaval.

Bonito (foto: https://abismoanhumas.com.br/fotos-incriveis/)
  • Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins (Espírito Santo)

O munícipio de Venda Nova do Imigrante, famosa pela Festa da Polenta, e Domingos Martins, conhecida como Cidade do Verde, são ótimos destinos para se fugir dos centros badalados no Carnaval. Essas pequenas cidades possuem como atrativo o ecoturismo. Com muitas matas preservadas, grandes rochas expostas, e muitos campos, formam uma bela paisagem que merece destaque.

Venda Nova do Imigrante ES (lnk:http://descubravendanova.es.gov.br/venda-nova/#gallery-3)
  • Monte Verde (Minas Gerais)

O distrito de Monte Verde fica próximo a Camanducaia, conta com um pequeno centrinho com arquitetura europeia, clima bem fresco no verão, além de possuir excelentes hotéis e uma variedade de bares e restaurantes. A cidade é famosa pelo Fondue de queijo e o Strudel. Uma ótima opção para quem está fugindo do calor e de centros muito movimentados.

Monte Verde (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • São Thomé das Letras (Minas Gerais)

A 1.440 metros de altitude, essa cidade é cercada de mistérios quanto a aparições místicas. A cidade de São Thomé das Letras também é conhecida pela quantidade de pedras que revestem as estruturas das casas, igrejas e ruas. Além disso, em seu entorno é repleto de lagos, cachoeiras e grutas o que propicia passeios muito tranquilos.

São Tomé das Letras (foto: https://gruporotamb.com.br/sao-thome-das-letras/)
  • Cunha e Campos do Jordão (São Paulo)

Cidade serrana a mais de 1.100 metros de altitude, Cunha possui um clima bem ameno e assim como Campos do Jordão são ótimos destinos tanto no inverno, quanto no verão. Se quer descansar e sair do centro de São Paulo, vá para estas cidades. Elas são rústicas, destino indicado para ecoturistas também, pois seu relevo e vegetação oferecem opções de atividades físicas como caminhadas e ciclismo.

Campos do Jordão (foto: https://magazine.zarpo.com.br/o-que-fazer-em-campos-do-jordao/)
  • Vale Europeu (Santa Catarina)

O Vale Europeu é uma beleza a parte, uma região de arquitetura, cultura e paisagem únicas. Fazem parte do Vale Europeu as cidades de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, todas são ótimas cidades a se visitar, lugares muito tranquilos e com uma comida muito boa.  Além disso, a região apresenta o percurso de cicloturismo para os amantes da bike.

Vale Europeu – Pomerode (Foto: Daniel Zimmermann – link:https://valeeuropeucatarinense.com.br/pomerode/)
  • Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul)

A Serra Gaúcha, além de muito linda com uma grande biodiversidade e muitas florestas preservadas, sediará o maior parque temático de vinhos do mundo. Nova Petrópolis, São Francisco de Paula,  as famosas Gramado e Canela, Flores da Cunha, Nova Pádua e Caxias do Sul estão entre as principais cidades pertencentes a Serra Gaúcha. Estes lugares belíssimos são muito frescos e com uma culinária impressionante, com excelentes opções de enoturismo. São destinos muito indicados pela tranquilidade, segurança e cultura deste lugar, com certeza deve estar na sua lista de lugares a visitar pelo menos uma vez na vida.

Lago Negro – Gramado (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.